fbpx

Entenda sua saúde financeira com essas 6 perguntas!

Análise de dados financeiros. poupança, finanças, economia.

Quando o final do ano vai chegando, temos a propensão de começar a nos negligenciar de diversas maneiras. Comemos mais doces, bebemos mais que o normal e deixamos de nos preocupar com nossas condições físicas.

O mesmo acontece com as finanças. Os últimos meses do ano são uma provocação e uma tentação difícil de evitar. Há promoções para comprar presentes com «descontos incríveis» e você começa a pensar se é hora de mudar seu carro, fazer uma viagem para o exterior ou dar-se uma recompensa por estar investindo constantemente em sua empresa.

Não é um segredo que Novembro e Dezembro são responsáveis pelo aumento das despesas causadas pelas celebrações de Natal e Ano Novo. Os gastos com essas comemorações são válidos desde que você conheça sua situação financeira a fundo e as despesas sejam feitas com planejamento e consciência, sem incorrer em obrigações que irão durar mais do que a própria celebração.

Agora vamos às perguntas:

Responda com um SIM ou NÃO a estas seis perguntas para que você possa fazer uma verificação financeira e analisar sua situação econômica atual:

1 – Você tem um orçamento mensal e você o segue?

2- Você sabe onde e como gasta seu dinheiro todos os meses?

3 – Você está atualizado com o pagamento de seus cartões?

4 – Você conhece seu status financeiro antes dos credores?

5 – O saldo de seus cartões de crédito está diminuindo?

6 – Você tem economias suficientes para utilizar em casos de emergência?

Se você respondeu NÃO a maioria das perguntas é hora de você tomar decisões importantes para melhorar a situação. Para que você entenda melhor, podemos fazer uma analogia com o cuidado de nossa saúde, ou seja, é necessário ir periodicamente ao médico para saber se está tudo bem. Se você detectar um problema cedo, você pode ter um diagnóstico precoce e começar um tratamento. Lembre-se sempre de que a Saúde Financeira faz parte do seu crescimento pessoal saudável. Portanto trate de suas economias periodicamente assim como você trata de sua saúde!

Este artículo fue publicado el: 8/11/17 1:00 PM